Utilizados nos mais variados ambientes, os tijolos de vidro trazem suavidade a um espaço e aumentam a claridade sem, no entanto, comprometer a privacidade dos locais. Disponíveis em diversos formatos, texturas e cores, eles podem atuar como complemento na decoração dos espaços e fazer uma bela composição em halls de entrada, escadas, banheiros e muito mais!
Fáceis de limpar e manter, os tijolos de vidro podem, inclusive, dar vida a bancadas e divisórias, porém têm a restrição de não suportarem altas cargas, como vigas, por exemplo. Seu efeito decorativo dá um ar muito mais aconchegante aos locais, que vão desde salas e fachadas até áreas íntimas, como o quarto, por exemplo. Com o tijolo de vidro, banheiros ganham mais luminosidade sem perder a intimidade, ao passo que áreas de serviço se beneficiam de toda a luminosidade e ventilação proporcionadas pelo tijolo de vidro vazado.
Os tijolos de vidro podem ser utilizados em todos os cômodos, incluindo fachadas, piscinas e áreas comuns. -O tijolo de vidro é composto por duas paredes de vidro e uma camada de ar entre elas e, por isso, podem ser vazados ou não- explica o arquiteto Mateus Persin. -Quando vazados, permitem, além da passagem de luz, também a passagem de ar, o que faz dele o que chamamos de elemento vazado- complementa. -Quando não vazado, ele pode ser transparente ou ter ondulações em vários formatos- diz Persin.
Segundo o profissional, tijolos de vidro vazados são indicados para dividir ambientes, como salas ou quartos/closet. Os demais tipos são indicados para locais como banheiros, fachadas, salas ou locais que necessitem de claridade.
Não basta apenas gostar de um modelo de tijolo de vidro para aplicá-lo a um ambiente. É preciso, antes de mais nada, avaliar se essa peça ficará harmônica com o restante da decoração e trará funcionalidade ao espaço.