Pequenos detalhes podem transformar um ambiente por inteiro. Por esse motivo, as sancas se popularizaram por garantir, com os mais variados desenhos e formatos, tetos com aspecto bastante sofisticado. O acabamento, geralmente, é confeccionado em gesso, mas também pode ser encontrado em madeira, isopor e PVC.
De acordo com o arquiteto Roberto Borja, as sancas mais utilizadas hoje no mercado são as fechadas retas e com iluminação indireta, que proporcionam maior conforto luminotécnico ao ambiente. -Em meus projetos tenho utilizado as falsas sancas, que possuem rebaixos menores e dão a impressão de serem verdadeiras- afirma Borja.
A sanca pode ser utilizada em qualquer ambiente desde que a altura do teto seja adequada para comportar o tipo de trabalho. O mínimo de altura indicado é 15 centímetros abaixo do teto, para dar espaço à iluminação e criar o efeito desejado. Se o material for gesso ou isopor, a sanca pode receber pintura ou até algum outro tipo de revestimento como tecido e papel de parede.
A arquiteta Evelin Sayar já utilizou até tons escuros na sanca em seus projetos. E o efeito, diz, fica bastante diferente. -Vale lembrar que, além das sancas, também há a possibilidade de usar molduras de gesso no teto que também dão aspecto bem bonito ao ambiente- afirma Evelin.
Quem busca algo mais econômico a opção é utilizar o tipo de moldura ou sancas de gesso.-O ideal é contratar um profissional e elaborar um projeto, pois não se resume apenas em aplicar os produtos, mas analisar os usos, alturas, estilos, e uma somatória de fatores- enfatiza o arquiteto Borja.
Spots e fitas de leds valorizam teto
Outra vantagem das sancas é a possibilidade de fazer uso diferente da iluminação que pode ser direta ou indireta. As diretas são criadas com spot, que fica aparente e pode ser de diversas cores, como preto, ouro ou branco que fica da cor do gesso. Nas indiretas não é possível visualizar a lâmpada, que fica embutida. -Gosto de usar fitas de led e iluminação fluorescente que dão efeito aconchegante- afirma Evelin.
Para Borja, o spot é a forma mais utilizada hoje para embutir lâmpadas, em razão da praticidade na instalação e do custo. -Em meus projetos tenho utilizado muito fitas de leds, pois oferecem iluminação mais cênica e moderna- explica.