As vezes surgem manchas e fungos nos rejuntes do banheiro ou cozinha.
Há muitas maneiras de fazer a limpeza de rejuntes encardidos ou desgastados pelo tempo. Também há inúmeros tipos de tira-limo e produtos similares.
Mas se a situação do seu rejunte estiver muito feia, só a limpeza não vai resolver. Por isso, segue esse passo a passo, para você restaurar de maneira eficaz, os rejuntes da sua casa!
1. Raspe o rejunte
Com o raspador de rejunte (ou chave de fenda com ponta fina), remova o rejunte antigo.
2. Retire os resíduos
Com um pincel ou vassoura, remova todo o pó. Em seguida passe um pano úmido em toda a área.
3. Prepare o rejunte
Para o rejunte cimentício, coloque em um recipiente plástico o conteúdo da embalagem e adicione água (áreas secas) ou aditivo (áreas molhadas).
Para o rejunte epóxi, coloque no recipiente todo o conteúdo do kit. Misture até obter uma massa pastosa e homogênea.
Informe-se bem sobre as diferenças entre os vários tipos de rejunte.
4. Aplique o rejunte
Com a espátula de plástico, aplique a massa, pressionando para certificar-se de que o espaço foi completamente preenchido. Faça a aplicação em 1m² de cada vez.
5. Limpe o excesso
Com uma esponja macia e levemente úmida, retire o excesso de rejunte fazendo movimentos circulares. Aproveite para retirar as pequenas imperfeições e deixar o rejunte liso.
6. Espere secar
Aguarde o tempo de secagem total de acordo com o tipo de rejunte:
• Cimentício e Acrílico: 72h
• Epóxi: 24h
7. Aplique o selante
Após a secagem total do rejunte cimentício, com um pincel ou uma esponja aplique o selante em toda a área rejuntada. Aguarde secar.
8. Finalize
Limpe o revestimento ou piso com um pano limpo e úmido. Para a limpeza do dia-a-dia, não use água sanitária. Utilize apenas sabão neutro e água.