Os pergolados e decks são uma boa alternativa para quem deseja decorar a área externa. Segundo a paisagista Marisa Lima, além da graça e charme que dão ao jardim, os pergolados podem ser enfeitados por trepadeiras floridas ou até mesmo serem cobertos com vidro ou policarbonato.
A paisagista afirma que a estrutura do pergolado geralmente é feita com madeiras nobres. -Hoje utilizamos muito cumaru ou teka- explica. As varandas e jardins são os locais mais adequados para os pergolados e as medidas devem ser compatíveis com o espaço.
-Não existe um tamanho ideal para o pergolado, ele só precisa ser proporcional ao espaço onde será construído- afirma Marisa. A estrutura deve ser chumbada ao chão e todas as madeiras muito bem encaixadas, parafusadas ou pregadas.
Os decks e pergolados podem agregar muito à decoração da área externa. -Todos os elementos que possam enfeitar e ter uma utilidade no jardim contribuem com a decoração. Embaixo dele podemos colocar mobiliário e ali será um local agradável para reuniões ao ar livre- aponta a especialista.
Ao montar os pergolados e decks, é importante levar em consideração se a estrutura vai oferecer sombra e proporcionar um local arejado. -Como o madeiramento é bem próximo um do outro, não é bom deixar vãos muito grandes. Mas o que dará a sombra será a trepadeira que colocarmos para cobrir a pérgula- diz a especialista.
Para cuidar das trepadeiras, você deve escolher de acordo com sol ou sombra de onde estiver o pergolado. -O cuidado vai depender da espécie escolhida, regas, adubação… cada espécie tem a sua particularidade- pontua a paisagista.
A manutenção dessas estruturas deve ser frequente, principalmente se o material utilizado for a madeira. -Se for de madeira precisa envernizar de vez em quando. Se for de ferro precisa pintura também- conta Marisa.
O mesmo equivale para a manutenção dos decks: existem vernizes especiais para madeira que devem ser empregados após a construção deste.