Metais_nao_ferrosos.jpg

Metais não ferrosos

20/07/2018

Metais não ferrosos são todos os metais, com exceção do ferro, empregados na construção mecânica (cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, alumínio, magnésio, titânio, etc.). De outra forma, denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não tem ferro em sua composição, ou que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga.
Esses metais são mais caros e apresentam maior resistência à corrosão, menor resistência mecânica, menor resistência às temperaturas elevadas e melhor resistência em baixas temperaturas que o aço carbono.
- Metais não ferrosos:
> Leves: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc;
> Pesados: alumínio, magnésio, titânio, etc.

A seguir, os principais metais não ferrosos e as suas ligas utilizadas no nosso dia a dia:

O COBRE E SUAS LIGAS
O cobre é um dos metais não ferrosos mais antigos. Ele é muito importante para às indústrias elétricas por ser um ótimo condutor de eletricidade. Também pode ser usado na indústria automobilística, na construção civil, na fabricação de armas e munições, etc. São usualmente utilizados cerca de 50 tipos de cobre e ligas em equipamento de processos, os quais podem ser classificados em: cobre comercial, latões, bronzes e cobre-níquel.
> O cobre comercial apresenta, ao menos, 95% de cobre em sua composição. Esse material tem uma baixa resistência mecânica que permite seu uso até uma temperatura de 200ºC.
> Os latões são ligas de cobre com até 40% de zinco e pequenas quantidades de outros elementos. O aumento da quantidade de zinco na solução sólida diminui o custo do material e, também, diminui a resistência à corrosão.
> Os bronzes são ligas de cobre criadas com o intuito de suportarem maior temperatura e possuem maior resistência mecânica.
> A resistência mecânica do cobre-níquel é semelhante a do bronze e sua resistência à corrosão é semelhante a do cobre comercial.
Estas são as ligas mais comuns e utilizadas, mas existem inúmeras outras: cobre e estanho forma o bronze, cobre e zinco forma o latão e por fim, cobre e ouro forma o ouro 18 quilates.

O MAGNÉSIO E SUAS LIGAS
O magnésio é caracterizado por sua leveza, pois tem sua densidade menor que a do ferro. As suas principais características são: baixa densidade, alta resistência e dureza em baixas e altas temperaturas, e elevada resistência à corrosão.
São fabricadas diversas peças com as ligas de magnésio, dentre elas, podemos citar algumas peças de celular, aros de automóveis,etc.

ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
O alumínio é um metal de baixa densidade, alta condutividade térmica, boa resistência à corrosão, baixa resistência mecânica. Em temperaturas elevadas, a resistência mecânica diminui, fazendo com que seu uso seja impróprio para temperaturas acima de 150ºC. Podemos encontrar o alumínio em diversos objetos no nosso dia a dia, as panelas, por exemplo, são feitas de alumínio, peças de bicicleta, de carro, moto, etc.

> As ligas de AlCu, tem elevada resistência mecânica, alta ductibilidade, média resistência à corrosão e boa usinabilidade;
> As ligas de AlMn, tem boa resistência à corrosão, boa conformabilidade e moderada resistência mecânica. São ligas de uso geral;
> As ligas de AlZn, são tratáveis termicamente, alta resistência mecânica, boa resistência à corrosão.

Fonte: Estudos Mecânicos
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.