Saiba_mais_sobre_a_porta_pivotante.jpg

Saiba mais sobre a porta pivotante

15/06/2018

Utilizadas há mais de 20 anos no Brasil, as portas pivotantes adicionam estética e elegância a qualquer projeto. Ideais para serem utilizadas na entrada de casas e apartamentos, parte da porta é projetada para fora, o que permite a escolha de modelos maiores e com design mais arrojado.

Nesse sistema, a folha da porta gira em torno de um eixo vertical – o pivô – ao invés de utilizar as dobradiças tradicionais. Os pinos de fixação são colocados em cima e embaixo no portal, garantindo maior leveza e flexibilidade à porta. Conheça os principais cuidados, vantagens e desvantagens que você deve ter quando decidir instalar uma porta pivotante na sua residência.

.Vantagens

Uma das grandes vantagens das portas pivotantes é a economia de espaço. Como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada – as portas tradicionais costumam esbarrar nos móveis e podem danificá-los. Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema do pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.

As portas pivotantes também são de instalação fácil quando comparadas às portas convencionais. Como há apenas dois pivôs de sustentação, são menores as chances da porta não se encaixar corretamente quando é fechada - nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças. Geralmente, o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob medida – quanto mais alta, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.

Os modelos em madeira e aço são ideais para usar na entrada de residências, por serem mais fortes, resistentes e seguros. Já as portas de vidro podem ser instaladas no interior da casa como divisórias de ambientes – como cozinhas e varandas.

.Desvantagens

Apesar das vantagens, as portas pivotantes são mais frágeis – por isso, é importante que ela tenha uma estrutura rígida para garantir segurança e não gerar empenamento no futuro. Além disso, a vedação é inferior quando comparada à das portas convencionais – o que pode aumentar a quantidade de poeira e insetos dentro de casa, de acordo com a área onde você more.

.Cuidados

Antes de projetar a sua porta pivotante, tenha em mente que, por ser a entrada da casa, deve ter, no mínimo 0,80m de largura e 2,10m de altura. Os pivôs devem estar a uma distância do batente para que sobrem pelo menos 0,90m para a abertura, pois cerca de 10cm serão usados para a rotação do eixo quando a porta estiver aberta.

Além da porta, também é importante investir em um sistema de fechaduras resistente e seguro – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça protegida.

Fonte: HomeTeka
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.