O piso de porcelanato líquido ganhou esse apelido justamente porque com essa técnica é possível conseguir um piso totalmente espelhado, liso, uniforme e fácil de limpar. Ele oferece opções de cores sólidas como o branco, preto, marrom, azul, vermelho, amarelo, verde. Ou pode ser transparente e isso é um detalhe muito interessante, porque permite a aplicação sobre outros pisos e até sobre adesivos, ou seja, é possível imprimir um adesivo em altíssima resolução, aplicar no chão e cobrir com resina autonivelante transparente e ter a estampa que quiser.
A técnica trompe l’oeil, arte que era usada desde o período grego, ficou famosa no período barroco e agora está ressurgindo, é uma técnica com truques de perspectiva, fazendo com que o ambiente pareça ter continuidade.
Com os pisos de porcelanato líquido, ou pisos resinados é possível recriar essa técnica!
A resina transparente também permite a aplicação sobre outros objetos como moedas, granulados de pedras, e é possível até adicionar gliter e fazer um piso fashion também.
Os aplicadores mais experientes misturam mais de uma cor de resina e criam pisos artísticos marmorizados, com efeitos abstratos. Enfim, é um piso que permite inúmeras possibilidades de acabamentos.
Esse piso não é novidade, os pisos de resina já eram muito utilizados pela indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, em hospitais, garagens, enfim em grandes edificações que necessitam de pisos resistentes e sem juntas que acumulassem sujeira. Chamados também de pisos monolíticos.
O que mudou é que os fabricantes perceberam uma oportunidade de mercado e começaram a incentivar o uso desse tipo de piso em ambientes residenciais, em uma escala menor e hoje já existem produtos para o uso residencial e também mais mão de obra especializada a um custo acessível para todos.
Apesar de ser chamado assim, esse piso não tem nada de porcelanato, já que o porcelanato é um piso cerâmico. As pessoas costumam chamar de porcelanato liquido, porque associam o fato de lembrar uma aparência de alto brilho e porque o porcelanato possui juntas mínimas de dilatação, e por isso a percepção visual é a de um piso único.
O porcelanato líquido também consegue um alto brilho, só que realmente não possui juntas, pois ele é feito de resina. As resinas mais utilizadas para fazer esse tipo de piso são: a epóxi e a de poliuretano.
O termo correto para chamar esse piso seria piso monolítico de resina, piso de resina ou ainda piso de resina autonivelante. São 3 termos que podem ser usados para descrever o mesmo tipo de piso, porque ele é monolítico, é autonivelante, é de resina e é líquido. Só não é porcelanato!
A RESINA EPOXI vem dividida em 3 produtos: o primeiro deles é a resina propriamente dita, o segundo é um componente endurecedor e o terceiro é uma carga autonivelante, esses produtos devem ser misturados antes de aplicar.
A RESINA DE POLIURETANO, requer uma aplicação diferente; neste caso o piso deve estar totalmente nivelado, pode ser usado tanto nas áreas internas ou externas e sobre outros pisos. Só que neste caso a aplicação é feita com rolo, como se você estivesse realmente pintando o piso. Tem menos opções de cores.