Existe uma dúvida comum no mercado de construção civil. Afinal, qual a diferença entre o piso cerâmico e o porcelanato? Os dois são realmente semelhantes, mas algumas características podem te ajudar na escolha.
Os dois materiais têm uma qualidade distintas. Não tem melhor ou pior, tem o mais adequado para cada prioridade. Veja qual é a sua prioridade e faça sua escolha!
Estética
É grande a variedade de cores e tamanhos de ambos os tipos. Existem opções para todos os gostos! Falando em termos de sofisticação, o porcelanato costuma ganhar a preferência, por ser mais homogêneo do que o piso cerâmico e, na versão polida, o seu brilho é imbatível. Entretanto, com a tendência da decoração apontar para os acabamentos foscos e por menos brilho, os pisos cerâmicos voltaram a disputar a preferência de muitas pessoas.
Matéria-prima
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.
Resistência
Um dos fatores que influenciam na resistência é a temperatura de queima durante a produção. O piso cerâmico queima em torno dos 850 ºC, já o porcelanato por volta dos 1.250 ºC. Quanto maior a temperatura de combustão, maior é a resistência do material. O porcelanato é, então, mais resistente e durável que o cerâmico.
Versatilidade
Uma característica muito bacana do porcelanato é que ele tem opções que imitam alguns acabamentos frios como a madeira. Já o cerâmico não é tão versátil assim.
O porcelanato está em alta, mas ele costuma ser mais caro também. A boa notícia é que hoje existem opções mais acessíveis e com um preço bem parecido com a cerâmica.