Como_remover_pintura_antiga_em_madeira.jpg

Como remover pintura antiga em madeira

17/11/2017

Hoje em dia, existem produtos químicos de fácil utilização, no caso da necessidade de remoção de tintas e vernizes da madeira, a base de resinas alquídica, nitrocelulósica, acrílica, poliuretânica, epoxi. Estes produtos são encontrados em forma líquida e também em gel. Ao serem aplicados na pintura velha durante o tempo recomendado pelo fabricante, com o auxílio de uma espátula ou um raspador de tinta e verniz, a tinta é removida facilmente.

Após a remoção de toda a tinta ou verniz, limpe toda a peça com solvente de limpeza e aguarde a secagem total.

Promova um lixamento leve com lixa fina e depois retire o pó gerado pelo lixamento com pano seco ou aspirador de pó.

A superfície deve estar firme, limpa, fosca, seca, sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo. Desta forma a sua peça de madeira está pronta para começar a ser pintada.

Os produtos químicos usados para este fim são muito tóxicos e perigosos para a saúde humana e também são agressivos para o meio ambiente. Portanto se você optar por este procedimento, é muito importante usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) recomendados pelo fabricante do produto.

É importante que se procure no site do fabricante a FISPQ (ficha de informações de segurança de produto químico) do produto que você vai usar. Neste documento se encontram todas as informações necessárias aos primeiros socorros se ocorrer qualquer acidente com o produto como, por exemplo, se este for ingerido, inalado, entrar em contato com os olhos ou pele. Também informa todos as substâncias químicas que compõem o produto e as respectivas concentrações. Essas informações são necessárias ao médico de atendimento de emergência. Além disso, o documento também fornece medidas de combate a incêndio e as precauções necessárias para transporte e manuseio. Seja responsável com você, sua saúde e o meio ambiente, ao lidar com estes produtos.

Ao usar produtos químicos, mantenha crianças e animais de estimação longe do local.

Última dica para que seu trabalho fique perfeito: a retirada da tinta deve ser feita com paciência e muita atenção. Procure iluminar bem o local enquanto executa o serviço para que toda a tinta velha seja retirada sem prejudicar ou machucar a peça de madeira. Esta dica é válida tanto para a remoção física como para a química.

Fonte: O Pintor Consultoria
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.