O inverno passou e agora é hora de planejar os reparos de trincas e rachaduras aproveitando o tempo seco.
Rodapés embolorados, telhas trincadas, rachaduras nas paredes, goteiras na laje e manchas na fachada são alguns dos problemas mais recorrentes e que não podem esperar até o próximo verão, sob o risco de trazer grandes dores de cabeça aos moradores da casa.
Para colocar a reforma em prática, não é preciso transformar a casa em um verdadeiro canteiro de obras. Atualmente, já existem produtos que permitem realizar reparos eficientes sem grandes custos e sem o indesejado quebra-quebra da casa.
Para reparar trincas na laje e telhas rachadas, por exemplo, não é preciso trocar as telhas. Nesses locais, é possível aplicar selantes asfálticos ou outro impermeabilizante, que são desenvolvidos especificamente para reparos rápidos e pontuais.
Esses produtos podem ser aplicados em concreto, alvenaria, madeira, metal e telhas asfálticas, entre outros.
Podem ser utilizados ainda para reparos em juntas e conexões de clarabóias e chaminés.
Além de estragar o visual, uma infiltração ou rachadura mal resolvida na laje pode resultar em problemas estruturais na casa, com a entrada progressiva de água no forro ou nas paredes. Além disso, a umidade incentiva a proliferação de fungos, aumentando a ocorrência de rinites e outras alergias.
Após a completa secagem aconselhada pelo fabricante, pode ser lixado e pintado com tinta adequada.
Alguns produtos contém biocidas e fungicidas, que evitam o aparecimento de fungos e bolores.