Acabamentos_com_verniz.jpg

Acabamentos com verniz

18/09/2017

Aplicar verniz na madeira não é uma tarefa muito difícil, mas deve-se fazê-lo com muita delicadeza. Pintar uma parede não é a mesma coisa que envernizar um móvel. Seguem algumas dicas para sua orientação:

- Não ponha todo o pincel dentro da lata de verniz.
- Misture o conteúdo da lata de verniz antes de utilizá-lo. Misture o verniz com o pincel, com firmeza, mas nunca bata porque vai criar algumas bolhas no verniz que serão muito difíceis de eliminar da madeira.
- Não esfregue o pincel na borda da lata de verniz para tirar o excesso, apenas dê algumas batidinhas.
- Nunca interrompa o trabalho. Quando começar a envernizar alguma superfície, finalize, para evitar diferenças entre as pinceladas.
- Trabalhe com firmeza e rapidez. Você tem de espalhar bem o verniz úmido por toda a superfície, porque quando começar a secar já não será possível espalhá-lo, pois se forma uma espécie de camada.
- Deixe secar completamente cada camada de verniz antes de aplicar uma segunda camada.
- Antes de aplicar uma segunda camada de verniz, limpe bem a primeira camada com um pano para tirar o pó.

Conheça alguns tipos de vernizes e suas aplicações:

.1. Verniz bicomponente de poliuretano de elevado rendimento: Esse tipo de verniz é muito resistente a substâncias químicas e à abrasão e acabamento muito duro. Possui um brilho excepcional e alta resistência a raios UV. Com acabamento bastante profissional, esse verniz é ótimo para conveses exteriores e resistente a arranhões. Recomendado tanto para madeiras interiores quanto exteriores, podem durar entre 5 e 7 anos! Se o verniz já existente for bicomponente, ele pode ser aplicado naturalmente.

.2. Verniz tradicional monocomponente de óleo de tung, de primeira qualidade e excelente proteção UV: Possui um bom nível de fluidez e características de auto-nivelação para uma fácil aplicação e também pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos. O acabamento proporcionado por esse brilho é profissional, mas não é muito recomendado para tecas e tem durabilidade de 3 a 4 anos.

.3. Verniz acetinado para interiores de alta performance: Esse tipo de verniz tem boa viscosidade, seca rápido e tem uma aplicação bem simples. Resistente aos UV, danos e a álcool, ele é recomendado para o interior das construções, mas não traz um brilho elevado com aspecto profissional. Tem baixa retenção de brilho e durabilidade de 1 a 2 anos.

.4. Verniz tradicional de elevada qualidade de uso geral: Boa fluidez, flexibilidade e retenção do brilho. Por ser incolor, não afeta a cor natural de qualquer madeira, é recomendada para madeiras claras. É adequado para uso exterior e interior, mas não é muito resistente aos UV e arranhões.

Fonte: IBDA Forum da construção
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.