Dicas_para_manter_fresca_a_sua_casa_no_calor.jpg

Dicas para manter fresca a sua casa no calor

17/04/2017

Se a fachada de uma casa recebe sol apenas durante parte do dia, a cobertura é atingida pelos raios solares durante praticamente o período todo.

Além de expostas por mais tempo, a probabilidade de a cobertura receber um sol mais direto é muito maior, visto que as fachadas normalmente são parcialmente protegidas pelos muros dos vizinhos, pelos prédios das redondezas, pelas árvores.

Logo, é pela cobertura que a maior parte do calor entra nas edificações e, assim, é nela que devem estar concentrados esforços para isolar o espaço interno do meio externo.

Em geral, a cobertura das residências é feita com lajes impermeabilizadas ou com telhados. Para o primeiro caso, há uma série de opções de isolamento térmico. Além das mantas de isolamento, que são aplicadas sobre a impermeabilização, podemos utilizar elementos que são, não apenas isolantes, mas que também servem como solução paisagística e melhoram o aspecto visual da cobertura.

Isolamento de lajes

Os tetos-jardim são uma bela maneira de incrementar o isolamento térmico da laje de cobertura. A terra e a vegetação são um ótimo isolante natural. O calor demora mais para percorrer a camada de terra e atingir o interior da casa. Além disso, após as chuvas, tão comuns no nosso quente verão, essa terra fica molhada e demora mais para aquecer com o sol. Devemos lembrar ainda que, da mesma forma como a terra protege o edifício do ganho do calor no verão, ela impede a perda de calor no inverno, ou seja, é um bom expediente durante todo o ano.

Na mesma linha do teto-jardim, podemos utilizar os espelhos d’água na cobertura. Nesse caso, uma camada de água protege a laje da incidência direta do sol. Como a água demora muito mais para esquentar do que a laje exposta diretamente, o interior da sua construção tende a ficar mais fresco no verão. O mesmo raciocínio serve para o inverno e, portanto a sua casa ficará mais aquecida também no frio.

Além de controlar a temperatura interna, todos esses sistemas de isolamento térmico ajudam a prolongar a vida útil das mantas de impermeabilização. Como a deterioração dessas mantas se dá principalmente pela constante dilatação e contração, que ao longo dos anos propiciam o surgimento de fissuras, o fato de criarmos sistemas de isolamento, sejam eles jardins, espelhos d’água ou simples mantas de isolamento, certamente fará com que a impermeabilização dure mais tempo.

Fonte: ibda
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.