Alternativas_para_substituir_o_ladrilho_hidraulico.jpg

Alternativas para substituir o ladrilho hidráulico

22/03/2017

Eles podem apresentar padrões geométricos, florais, desenhos coloridos ou até mesmo monocromáticos. Independente do tipo, o charme dos ladrilhos hidráulicos traz nostalgia e sofisticação aos ambientes. Seus primeiros registros datam do século 5, quando o material era usado nos mosaicos bizantinos. Não demorou muito para o revestimento se espalhar pelos pisos e paredes de toda a Europa.

O ladrilho hidráulico tornou-se popular devido a seu custo-benefício na época, como conta a arquiteta de Sorocaba (SP) Adriana de Machado Araujo. -O ladrilho se tornou popular, pois era uma alternativa de revestimento mais barata do que o mármore, além das peças não precisarem de cozimento, pois são solidificadas através de prensas hidráulicas- explica Adriana.

Outro motivo que contribuiu para a popularização do revestimento foi a sua resistência, adquirida por conta do modo de produção. -O ladrilho hidráulico tem esse nome porque ele precisa ficar imerso na água por um período, de 8 a 10 horas. É nessa fase que ocorre a hidratação do concreto seco que faz parte da composição do ladrilho. A imersão da peça contribui para a sua resistência- diz a arquiteta.

Muito presente na arquitetura brasileira, desde os casarões de Olinda, em Pernambuco, até as casas dos barões do Café, no interior de São Paulo, o ladrilho só passou a ser produzido no país no final do século 19. -No início os ladrilhos eram importados de Portugal, França e Bélgica. Os segredos das técnicas de manufatura foram passados aos imigrantes residentes no Brasil e, então, começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas- relata Adriana.

Apesar de, no início, os ladrilhos hidráulicos serem a opção mais barata em relação ao mármore, hoje em dia, por conta do seu modo de produção quase que artesanal, o material tem um custo elevado, de aproximadamente R$10 por peça. Isso faz com que substitutos do revestimento ganhem a preferência do consumidor.

Além do porcelanato, outros materiais podem substituir, esteticamente, os ladrilhos hidráulicos. Atualmente, há muitos revestimentos que procuram imitar os grafismos dos ladrilhos hidráulicos: revestimentos e pisos cerâmicos, adesivos e até mesmo tecidos.

As alternativas ao revestimento têm suas vantagens. -O ladrilho hidráulico é um material muito poroso; dependendo da área de uso é necessária à aplicação de produtos impermeabilizantes, o que não acontece com determinados pisos e revestimentos cerâmicos. Já os adesivos, são alternativas econômicas para quem quer mudar o ambiente sem quebra-quebra, com rapidez e facilidade- conclui a arquiteta.

Fonte: G1
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.